Ciclo de Ações Educativas: Oficinas Outubro – Dezembro de 2020

Inscrições gratuitas

As inscrições serão avaliadas pela Equipe Gestora mediante análise das justificativas dos candidatos e candidatas; e a partir dos dados coletados no formulário da inscrição. Reservaremos 50% das vagas para pessoas em vulnerabilidade social. O resultado dos selecionados para cada oficina será enviado via-email ou whatsapp para os (as) candidatos (as) inscritos (as) até quatro dias antes do início de cada oficina.

 

Oficina Traduções visuais de narrativas/experiências no Centro Histórico belenense | Ministrante: Marcos da Silva Cruz

Período de realização: 3, 10, 17, 24, 31/10; 7, 21 e 28/11 | Horário: 8h às 10h

Plataforma das aulas: Zoom | Público: a partir de 16 anos | Vagas: 40.

Objetivo: reunir as narrativas/experiências interseccionais (gênero, sexualidade, raça, idade, etc.) constituídas a partir dos espaços do Centro Histórico no formato de história em quadrinhos (HQ).

Inscrições: 17 a 27 de setembro > INSCRIÇÕES ENCERRADAS

>>>>  <<<<

Matrigestão e Comunicação Digital: tecnologia e saberes femininos

Ministrante: Débora Oliveira e Lua Leão – Coletivo Aparelho | Período de Realização: 5, 12, 19, 26 e 27/10.

Plataforma das aulas: Whatsapp | Público: mulheres do Porto do Sal

Objetivo: Criar espaço de diálogo sobre matrigestão e comunicação digital com mulheres cisgênero/transgênero (faixa etária de 16 a 60 anos) moradoras da Comunidade do Porto do Sal – Cidade Velha, em grupo de whatsapp. A proposta é de impulsionar estratégias de autonomia e sobrevivência dessas mulheres, utilizando os elementos imagem, palavra e memória em três etapas: criatividade no registro e manipulação de imagens com dispositivo móvel; comunicação nas redes sociais; e resgate de experiências aprendidas em comunidade com outras mulheres.

Inscrições: 21 a 30 de setembro > INSCRIÇÕES ENCERRADAS

>>>>  <<<<

Construindo uma comunicação engajadora Ministrantes: Aline e Brenda Paes (Melé Produções).

Período de realização: 17, 24 e 31 de outubro | Horário: 9h às 12h

Plataforma das aulas: Zoom | Público: empreendedores | Vagas: 20

Objetivo: Ajudar empreendedores locais a entender melhor como construir uma comunicação mais positiva para os seus negócios, utilizando para isso todas as potencialidades da sua marca, da sua história, do local onde está inserido, das particularidades que enriquecem sua trajetória. A oficina irá auxiliar: 1) na identificação do propósito do negócio, 2) na construção da persona da marca e a persona do cliente; 3) na construção de uma linha editorial de produção de conteúdo para os canais de comunicação utilizados e 4) avaliação periódica dos resultados das estratégias de comunicação.

Inscrições: 28 de setembro a 8 de outubro > INSCRIÇÕES ENCERRADAS

>>>> <<<<

Belém em cada conto | Ministrante: Kadu Santoro

Período de realização: 19, 21, 26 e 28.10; 2, 4 e 8.11 | Horário: Segunda e quartas, das 18h às 20h. Encerramento: 8.11, às 17h.

Plataforma das aulas: Zoom | Público: a partir de 16 anos | Vagas: 10

Objetivo: A oficina objetiva formar 10 pessoas para a contação de histórias, utilizando como base o livro “Crônica Histórica e Sentimental de Belém do Pará”, de Iran de Souza, para apresentar a cidade Belém e com isso chamar a atenção do público para a literatura produzida na cidade. O participante fará a oficina, onde aprenderá um caminho na construção de uma contação de história, com duração de uma semana e apresentação on-line no dia 8 de novembro, no canal do Circular no Youtube.

Inscrições: 1 a 12 de outubroINSCRIÇÕES ENCERRADAS

>>>> <<<<

Projeto Circular: Empreendedorismo, Cultura e Conexão | Ministrantes: Helen Gonçalves e Jana Borghi (Casa Sete)

Período e horários de realização:

Turma 1 (específica para parceiros do Circular):

2, 4 e 6 de novembro, das 19h às 21h

Turma 2 (para empreendedores e empreendedoras de qualquer lugar de Belém e do Brasil):

9, 11 e 13 de novembro, das 19h às 21h.

Plataforma das aulas: Zoom | Vagas: 25 para cada turma

Objetivo: compartilhar conhecimentos teóricos e práticos sobre empreendedorismo voltado para pequenos negócios considerando a nossa realidade local e dos próprios bairros de atuação do Projeto Circular, que são: Campina, Cidade Velha e Reduto, e de outros locais a partir do perfil do público inscrito. Através de um exercício orgânico de construção do conhecimento, será proposto aos participantes identificar oportunidades de atuação de seus negócios alinhadas às ações do Projeto Circular e possíveis caminhos para o fortalecimento de suas iniciativas com a formação de uma inteligência coletiva direcionada para soluções.

Inscrições: 12 a 22 de outubro > INSCRIÇÕES ENCERRADAS

>>>>     <<<<<

Cenas em Horizonte | Ministrante: Lucas Alberto da Cunha (Cia. Sorteio de Contos)

Período de realização: 16, 18, 20, 23, 25, 27 e 30 de novembro e 2 de dezembro.

Dias e Horários: segunda, quarta e sexta, das 19h às 21h.

Plataforma: Whatsapp  | Público-alvo: Criadores de conteúdo, Atrizes, atores, dramaturgos, Dançarinos, Narradores, contadores de história | Vagas: 6

Objetivo: construir webnarrativas individuais e em coletivo, para postagens nos canais do Circular e depois nas páginas pessoais dos participantes. Utilizando apenas o smartphone tanto para os encontros quanto para captura, o resultado de cada webnarrativa dependerá da lógica de criação de cada um. No entanto, para que haja um início comum, as temáticas iniciais serão: “as memórias e o presente em torno de mim” e “a janela e o tempo”.

Inscrições: 23 de outubro a 3 de novembro > Link para se inscrever

>>>> <<<<

Produção e Organização de Conteúdo para Divulgação | Ministrante: Sônia Ferro

Período de realização: 21 e 28 de novembro | Horário: 15h às 18h | Vagas: 20

Objetivo: apresentar técnicas de produção e organização de conteúdo para facilitar o relacionamento com a imprensa e público em geral. Durante a atividade, serão realizados exercícios de produção de conteúdo e sairemos com um release pronto dos participantes. A ideia da oficina é produzir um bom material de apresentação do trabalho/espaço e assim ajudar em sua divulgação.

Plataforma das aulas: Zoom | Público – alvo: artistas, gestores de espaços e produtores que sintam a necessidade de produzir conteúdo para divulgar seu trabalho especialmente em espaços culturais localizados nos bairros da Campina, Reduto ou Cidade Velha, em Belém.

Inscrições: 3 a 13 de novembro.

>>>> <<<<

Palmilhar a cidade em deambulações virtuais | Ministrante: Madalena Felinto

Período de realização: 1, 3 e 5 de dezembro | Horário: 19h às 21h.

Plataformas: Google Meet e seus derivados (Earth, Street e View)

Público-alvo: toda e qualquer pessoa que disponibilize de smartphone, notebook, tablet ou computador e tenha curiosidade de aprender recursos digitais para caminhar pela cidade | Vagas: 30.

Objetivo: praticar caminhadas digitais pelos bairros Campina, Cidade Velha e Reduto a partir da plataforma Google Earth e com o recurso do Street View. Em seguida, como em toda caminhada, registrar com o mecanismo “captura de imagens” nossas deambulações. Depois, arquivá-las no dispositivo “Arquivo”. Posteriormente, organizarmos nosso “museu virtual” dessas caminhadas e imagens no site WordPress, a partir do código Tainacan de coleções virtuais.

Inscrições: 14 a 24 de novembro. 

Apoio institucional
Realização e patrocínio
Co-patrocínio
Premiações