Circular Notícias
Da Redação
Michel Pinho, um dos parceiros do Circular ao longo desses anos, foi convidado pelo prefeito eleito Edmilson Rodrigues, a assumir a Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), órgão responsável pelo fomento e disseminação da arte, da cultura, do esporte e do patrimônio histórico dentro da capital paraense, além dos eventos culturais e incentivos a projetos.
Historiador e fotógrafo, Michel desenvolve ações na área de educação patrimonial, fotografia e inclusão social. Atua como professor há mais de 20 anos. Pesquisa a história de Belém, a construção da sua memória imagética e suas relações com o patrimônio edificado e imaterial.
Na área do patrimônio histórico, a FUMBEL idealiza e elabora projetos de revitalização do centro histórico da cidade, além de fiscalizar os imóveis da área. E há inúmeros prédios em estado de abandono, um deles, a própria sede da fundação que desde 2017 ocupa o Memorial dos Povos. O Museu de Arte de Belém (MABE) também é gerenciado pela Fundação, assim como a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, no Distrito de Icoaraci.
Nesta nova gestão, um dos desafios da Prefeitura Municipal, via Fumbel, será retomar a lei Valmir Bispo, que regulamenta os incentivos fiscais da Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense. A Lei foi desestruturada na gestão de Zenaldo e sua retomada foi uma das principais promessas da campanha do PSOL.
Sabemos que a missão será árdua, pois além de ser de fato sempre um desafio atuar nas áreas do patrimônio e da cultura, neste país, ao longo de 16 anos a cidade de Belém sofreu e teve muitas perdas com o descaso do poder público. Por isso, desde já desejamos sucesso ao Michel. O Circular seguirá junto à sociedade civil, somando com o setor público e privado, formando o tripé necessário às conquistas que tragam retornos sociais, culturais e patrimoniais à população.
Veja a confirmação da indicação: https://www.edmilsonpsol.com.br/historiador-michel-pinho-assumira-a-fumbel/