Por Amor a Belém
E valorização do centro histórico
O Circular Campina Cidade Velha vem à público manifestar seu apoio ao candidato Edmilson Rodrigues, que já provou em gestões anteriores sua vocação democrática e apreço a participação social, pautas estas permanentes do Circular, projeto de atuação da sociedade civil no centro histórico, mas com vistas a melhorias em toda Belém.
O centro histórico vive há 8 anos uma situação de descaso e abandono da área tombada. Os poucos investimentos feitos, se perderam em bens restaurados que estão até agora sem qualquer destinação, como o Palacete Pinho, o Memorial dos Povos e o Palacete Bolonha. Sem falar do lixo, a falta de saneamento, iluminação adequada e segurança.
Analisando as propostas dos dois candidatos, percebemos o quanto elas se diferenciam e se distanciam na medida em que um trabalha com expectativas, diagnósticos, escutas e o outro propõe ações de forma unilateral em todas as áreas, mas vamos de proteção e salvaguarda dos nos ater ao nosso patrimônio cultural, ambiental e humano.
Propostas de ED50
O candidato Edmilson vem trabalhando de forma transparente e pública – mesmo com as limitações da pandemia – promoveu reuniões à distância com diversos públicos e temáticas, manifestando e transparecendo em seu programa de governo, atenção à cultura e ao patrimônio cultural, ali entendidos como instrumentos de cidadania e também de desenvolvimento local, associados ao bem viver e reconhecendo a transversalidade das diversas áreas e dimensões, ao propor o planejamento integrado e com base nas territorialidades, pessoas e políticas a se consolidarem nos Planos de Bairro.
O Plano de Governo da candidatura de Edmilson compreende o patrimônio nas suas diferentes contribuições e naturezas material e imaterial, concentradas no Centro Histórico de Belém, mas também nas suas diferentes e diversas especificidades, a exemplo das ocupações ribeirinhas presentes nas ilhas, nos saberes e fazeres dos mestres de Icoaraci e suas oficinas e demais práticas tradicionais ou ainda nas práticas tradicionais presentes nas feiras e mercados de Belém, ainda sem legislação municipal de reconhecimento e proteção desses bens.
Edmilson Rodrigues se compromete com políticas municipais para o reconhecimento, salvaguarda e valorização do patrimônio cultural imaterial do município, que contribuam para o fortalecimento das memórias e identidades dos diferentes grupos sociais em sua contemporaneidade e relações com o passado. O Circular acredita e trabalha com esses princípios e valores.
O outro traz propostas contrárias
Já as propostas de Eguchi demonstram total desconhecimento do candidato sobre tão importantes temas, seguem alguns exemplos:
. A ocupação das ilhas por hotéis de selva e condomínios de luxo são propostas do outro candidato, sem ouvir os mais interessados e impactados, ou seja, seus moradores.
. A construção de um edifício de 20 pavimentos ao lado da igreja de Santana, bem tombado em nível municipal e estadual desrespeitando a própria lei são inaceitáveis. Assim como a defesa de abertura de negócios que não dialogam com a memória e vocação do Centro Histórico de Belém.
. Transformar o Polo Joalheiro, que é um equipamento do Estado, em um Museu Municipal.
. Transformar o Boulevard Castilho França em um Polo Gastronômico, removendo os lojistas, mas sem perguntar o que eles e os feirantes do Ver-o-Peso acham da proposta
População quer diálogo
Não podemos compactuar com essa falta de diálogo com a partes mais interessadas. E isso ficou muito claro na live realizada em nossa 33ª edição, realizada no domingo (22), e que permanece gravada em nosso canal de Youtube. Participaram diversos atores, representantes de movimentos pela cidadania que se espalham por toda a cidade.
Trazendo como tema “Belém do Amanhã”, 4 mediadores e mais 10 convidados, que discutiram sobre as perspectivas para o futuro de nossa cidade debate. Entre os temas foram abordados o pertencimento e amor à cidade, diversidade, representatividade, mobilidade e meio ambiente, educação e transformação, cidadania, todos esses, temas presentes e transparentes nas propostas de Edmilson.
Momento decisivo
Belém vive um momento decisivo no dia 29 de novembro. Data que o novo gestor municipal será escolhido. Esta decisão refletirá os rumos da cidade e, consequentemente, do Centro Histórico. Mas não restringimos nossa preocupação apenas a área histórica. Estamos atentos ao bem estar de nossa cidade e da população, que vive no centro e na periferia de Belém.
Por tudo isso e muito mais, nos posicionamos e apoiamos Edmilson 50 para prefeito de Belém.
Circular Campina Cidade Velha