O 1º Fórum Circular se apresentou como espaço de discussão e proposições para o centro histórico de Belém, área de atuação do Circular Campina Cidade Velha. A partir de mesas, debates e palestras, além de grupos de trabalho, foram produzidos indicativos para gerar novas diretrizes ao futuro do projeto e que também possam nortear políticas públicas para um centro histórico viável para todos.
Realizado no Complexo dos Mercedários, no bairro da Campina, o Fórum contou com a participação de diversos setores da sociedade,entre poder público, moradores, trabalhadores da região e iniciativa privada, em uma troca de experiências com ações desenvolvidas em outros lugares do Brasil e também do exterior.
Os resultados do 1º Fórum Circular, produzidos em grupos de trabalho, estão sendo sistematizados em relatórios. O objetivo é que as propostas emergenciais para viabilizar melhorias na área sejam incorporadas a um plano de requalificação do centro histórico de Belém, a ser viabilizado pela gestão pública (União, Estado, Município), na expectativa que estas venham constituir políticas de Estado, integrar a legislação (PDU) e o planejamento governamental.
O Fórum Circular tem patrocínio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura por meio do edital do Banco da Amazônia, e Milton Kanashiro. A realização é do Projeto Circular em parceria com Associação Amigos de Belém, apoio institucional do IPHAN e da UFPA, apoio cultural do Hotel Princesa Louçã e da Sol Informática e co- patrocínio da Funtelpa – Cultura Rede de Comunicação
Fotos: Cláudio Ferreira e Otávio Henriques